A noite desta quinta-feira (26) vai ficar marcada negativamente na memória do torcedor Abcedista. Após empatar com o Avaí em pleno Frasqueirão, o ABC iniciou a 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B decretando seu próprio rebaixamento.
A partida diante do Avaí era fundamental para manter o ABC vivo na competição. A vitória significaria a manutenção de uma esperança mínima, sustentada por uma matemática complexa para evitar o rebaixamento.
Apesar disso, com a bola rolando os planos do ABC logo começaram a ir ‘por água abaixo’. Após sustentar com a ajuda de Michael e da trave as primeiras investidas do time catarinense, o Mais Querido acabou sofrendo um gol que não poderia permitir.
Aos 33′ minutos de jogo, o atacante Waguinho recebeu na entrada da área e acertou um petardo sem chances de defesa para o goleiro Michael.
A frente no placar e melhor no primeiro tempo, o Avaí parecia que iria alcançar o segundo gol a qualquer momento. Contudo, na segunda etapa o ABC voltaria para campo mudado animicamente e equilibraria o protagonismo em campo.
Mesmo assim, somente no abafa na etapa final, o Mais Querido conseguiria marcar o gol de empate. Após Welliton Silva receber dentro da área, cortar a marcação e finalizar no canto do goleiro Igor Bahn, aos 40′ minutos do segundo tempo.
Após o empate o Mais Querido ainda tentaria a virada nos minutos finais, mas sem êxito. Final ABC 1×1 Avaí!
Com o resultado, o Mais Querido, mesmo se ganhasse os seus próximos quatro jogos, atingiria apenas 33 pontos, marca que já não é mais o bastante para lhe tirar da zona de rebaixamento.
O que resta ao ABC na Série B 2023?
Atualmente com 21 pontos conquistados o ABC praticamente só cumprirá tabela no que se refere a permanência na competição. Apesar disso, ainda pode lutar por uma marca importante, evitar que essa seja a sua pior campanha na Série B.
Em 2015, o ABC comandado a época pelo técnico Sérgio China, encerrou a 38ª rodada do Brasileirão Série B com 32 pontos conquistados. Desde 2006, quando a segunda divisão passou a ter o formato atual, essa foi a pior campanha do Mais Querido.
Agora, oito anos depois, resta ao ABC de Argel Fuchs lutar para evitar que essa marca seja negativamente superada. Para isso, o clube teria de vencer as próximas quatro partidas que lhe restam, o que elevaria a sua pontuação a 33 pontos.
Caso não consiga, o que a essa altura é o mais provável, o clube terá uma nova pior campanha registrada em sua história na competição.
Próximo jogo
O ABC volta a atuar na Série B na próxima terça-feira (07), a partida será contra o Criciúma, no Majestoso, em Santa Catarina. O duelo acontece às 21h30 (horário de Brasília), no encerramento da 35ª rodada da competição.
Um Comentário